5 - A digestão



A alimentação é fonte de energia, de elementos para fazer funcionar bem a nossa fisiologia, mas muitas vezes também fonte de sujidade (quando inadequada, «tóxica», em excesso, desequilibrada...).

O nosso aparelho digestivo pode ser envenenado desde o início, sobrecarregado com os excessos alimentares, e não pode funcionar correctamente. 

Sobrecarga humoral, saturação e infiltração dos tecidos, também é a causa da acne hormonal.

Deve prestar atenção aos sintomas da área digestiva para compreender o estado do seu organismo: constipação, diarreia, flatulência... exaustão glandular e nervosa, etc.

As toxinas não eliminadas pelos intestinos passam para outras saídas (pele, rins, pulmões). 

Por conseguinte, o terreno não pode deixar de ficar sujo e as desordens que se seguem estendem-se progressivamente à ecologia geral do nosso organismo.

Por conseguinte, é necessário oferecer ao corpo os complementos de que tem necessidade, assegurar-se de que os emolumentos e centros de gestão estejam bem operacionais, e também evitar os «ladrões» de nutrientes e/ou conhecer os casos em que as necessidades são aumentadas.

Uma modificação da flora pode induzir a secreção da substância P Acnes através das fibras nervosas que inibem o intestino (e a pele) e pode causar inflamação local e sistémica crónica, stress oxidativo e resistência à insulina, estes dois últimos sendo dois fatores amplamente envolvidos na acne.

Aconselho tomar probióticos durante 3 meses.