4 - As causas da acne na alimentação



E depois de toda esta exploração hormonal, podemos agora deduzir as causas da causa destes fenômenos fisiológicos.

Como mencionado, a acne é uma doença multifactorial com uma componente ambiental que afeta os desreguladores endócrinos, estilo de vida e desequilíbrios alimentares com uma resistência à insulina em prémio.

Ao nível da alimentação, existem vários factores.

1. IGF-1:

É um hormônio peptídico com uma estrutura química semelhante à da insulina. 

A IGF-1 provoca um aumento da síntese de androgénios a nível das supra-renais e das gónadas e estimula a 5α-redutase

Também estimula a transdução do sinal dos receptores aos androgénios.

Este hormônio está presente em produtos lácteos e alimentos com alta carga glicêmica que resulta numa hiperinsulinemia e numa cascata de respostas endócrinas que podem influenciar o desenvolvimento de acne pela IGF-1.

O índice glicêmico avalia a capacidade de um carboidrato para aumentar o açúcar no sangue durante duas horas após a ingestão.

O consumo de alimentos ricos em carboidratos com elevada carga glicémica provoca um aumento da insulina e, por conseguinte, uma hiperinsulinemia.

Recorde-se aqui a relação entre a acne e a resistência à insulina nas mulheres que sofrem da síndrome dos ovários policísticos bem como a uma elevação dos androgénios circulantes.

Os produtos lácteos influenciam e agravam a acne e sua inflamação.

Eles são uma fonte de hormônios androgênicos porque eles contêm precursores de testosterona como androstendiona, que é convertido em DHT no sebócito.

Representam uma ingestão de IGF-1 que estimula a lipogénese nos sebócitos e aumenta a bioactividade e biodisponibilidade dos hormônios androgênicos. 

2. A acidez do corpo

Muitos problemas de saúde são devidos a um desequilíbrio ácido-básico.

Este desequilíbrio ácido-básico é causado por excesso de acidez no corpo que o nosso organismo não é capaz de eliminar.

O nosso corpo usa rins, fígado, pulmões e sistema digestivo para remover ácidos.

Se isso não for suficiente, existe uma saída adicional para a eliminação de resíduos prejudiciais para o corpo: a pele.

Graças às glândulas sudoríparas (suor), os ácidos podem ser removidos.

O corpo tenta eliminar os resíduos através da pele, o que pode resultar no aparecimento de acne (mas também de eczema, psoríase, urticária, rugas, secura, inflamações diversas). 

Então é preciso restaurar o equilíbrio ácido-básico em seu corpo. Isso passa principalmente por uma mudança de dieta, mas também pelo descanso, e uma melhoria global da sua higiene de vida.

3. A congestão do fígado

O termo congestão refere-se a um fígado sobrecarregado e com baixo desempenho.

Em relação ao tratamento das causas da acne, devemos cuidar do nosso fígado pelos seguintes motivos:

  • O fígado remove o excesso de estrogênio do corpo.
    • A dominância de estrogênio e a congestão hepática andam de mãos dadas. O estrogênio que foi produzido e usado não deve mais circular e deve ser eliminado do corpo. Caso contrário, o estrogênio será reabsorvido, o que terá o efeito de exacerbar a predominância do estrogênio.
  • O fígado tem uma enorme responsabilidade na remoção de toxinas do corpo.
    • Pesticidas, produtos químicos, estrogênicos e até cafeína passam por uma série de filtros de desintoxicação localizados no fígado antes de serem eliminados. Quando o fígado não está funcionando, o corpo se torna mais tóxico, o que causa inflamação além da congestão do fígado. E a congestão do fígado causa acne.
  • O fígado sintetiza a bile, que digere as gorduras.
    • O fígado também cobre as toxinas da bile para que possam ser eliminadas com os resíduos sólidos. Com a bile de baixa qualidade, não conseguimos absorver os ácidos graxos, o que causa inflamação e acne.
  • O fígado é o principal responsável pela conversão do hormônio tireoidiano T4 na forma ativa T3.
    • Níveis adequados de T3 apoiam o equilíbrio hormonal geral, bem como um sistema digestivo saudável. Para manter um fígado saudável, devemos fornecer ao nosso corpo gorduras boas e vitaminas lipossolúveis em abundância, enquanto reduzimos o consumo de toxinas.

4. O desequilíbrio de ácidos gordos

Embora os países ocidentais comam uma superabundância de gorduras processadas, muitas pessoas são deficientes em ácidos gordos porque não estão ingerindo o tipo certo de gordura.

Uma pele saudável depende de um consumo equilibrado de gorduras boas.

As gorduras boas são uma fonte de colesterol para o corpo.

Estudos mostraram que a ingestão de colesterol dos alimentos não está necessariamente relacionada com os níveis de colesterol no sangue, uma vez que o corpo é capaz de produzir colesterol.

No entanto, como o colesterol é produzido no fígado, e o fígado não funciona bem quando temos acne crônica, estamos fazendo um favor ao nosso corpo fornecendo-lhe colesterol bom por meio de gorduras boas.

Como agente de cura no corpo, o colesterol é necessário para reparar tecidos danificados e sintetizar hormônios sexuais. 

A presença de gorduras boas em uma refeição diz à vesícula biliar para liberar a bile no trato digestivo. Quando nossa refeição contém apenas alguns miseráveis ​​gramas de gordura, a bile não é liberada e permanece na vesícula biliar, tornando-se espessa e viscosa. É um ciclo vicioso, porque é mais difícil para a vesícula biliar liberar a bile quando está espessa, então ela fica mais espessa na vesícula biliar.

Lembre-se também de que o fígado acabou de expulsar todas aquelas toxinas e seu antigo estrogênio na bile. Se a bile não for liberada, as toxinas e o estrogênio são reabsorvidos no corpo, piorando a acne.

Se você tem acne crônica, pode apostar que tem um desequilíbrio de ácidos gordos ômega 6 e ômega 3.

Enquanto uma pequena quantidade de ômega 6 na dieta é benéfica, um excesso de ômega 6 causa inflamação generalizada.

O ômega 3 é um anti-inflamatório. O problema é que o ômega 6 e o ​​ômega 3 competem no corpo. Se temos muito ômega 6, ele enche nossos tecidos e impede nosso corpo de usar ácidos gordos ômega 3. 

Para equilibrar nosso consumo de ômega 6 e ômega 3, devemos reduzir a ingestão de gorduras ricas em ômega 6 e aumentar as gorduras contendo ômega 3.

Além disso, devemos consumir ômega 3 de origem animal. A forma de ômega 3 de origem vegetal converte-se muito mal na forma de ômega 3 utilizável pelo corpo humano.

5. Os alimentos industriais e processados

Por último, é importante sublinhar também a responsabilidade dos produtos industriais na acne.

Na alimentação moderna, encontramos conservantes, corantes químicos, resíduos de pesticidas, antibióticos, nitratos e outros agentes cancerígenos.

Estes produtos perturbam as nossos hormônios e têm efeitos tóxicos sobre o eixo hipotálamo-pituitário e as glândulas endócrinas: as hormonas sexuais e tiroideias são as mais perturbadas .

Eles aumentam o risco de resistência à insulina e a acne hormonal .